Conselho Diretor

Antonio Mario de Abreu Pinto

Presidente

Antonio Mario de Abreu Pinto, brasileiro, natural de Recife/PE, Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1980); graduado em Ciências Econômicas pela UNICAP (1985); Pós–Graduado em Direito Tributário pela ESAF/UFPE (2005); concluiu o Programa Internacional de Treinamento em Administração Judiciária Norte Americana, pela Universidade da Georgia, EUA (2006) e Curso Técnico em Contabilidade pelo GETEC (2014).

Experiência Profissional: sócio fundador de Albuquerque Pinto Advogados, membro da Ordem dos Advogados do Brasil desde 1980 e membro da Ordem dos Advogados de Portugueses desde 2001. Outras Atividades Institucionais: Presidente Honorário da Federação Nacional dos Institutos de Advogados, Presidente Honorário do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil; Presidente do Instituto dos Advogados Potiguares; Vice-Presidente da Câmara Comércio, Indústria e Turismo Brasil - Portugal em Pernambuco; Conselheiro do Conselho das Câmaras de Comércio Portuguesas do Brasil; Conselheiro a Fundação Gilberto Freire; Conselheiro do Gabinete Português de Leitura; Membro da Junta Administrativa do Real Hospital Português de Beneficência de Pernambuco; 1º Secretário da Assembleia Geral do Hospital Português;

ABAX - AUDITORIA E CONSULTORIA LTDA., Sócio Fundador, atuando na área de consultoria nas áreas do Direito Tributário, Direito do Consumidor, Contratos, Direito Comercial e Societário, Direito Empresarial, Direito da Concorrência, Marcas, Trabalhista, Arbitragem Comercial, Contencioso Comercial e Societário, Direito Civil e Contencioso Cível. Exerceu o cargo de Secretário de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco – Junho/2018 a Dezembro/2018; Ex-Presidente do Instituto dos Advogados de Pernambuco – IAP – 2015 a 2017; Ex-Presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil – 2016 a 2017; Membro da Primeira Câmara do Segundo Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda – 2002 a 2008; Vice Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pernambuco - 1996 a 1997; Diretor-Presidente da Associação dos Advogados de Empresa de Pernambuco – 1989 a 1996; Diretor Cultural do Instituto Brasileiro de Direito e Defesa do Consumidor – BRASILCON/PE de 1995 – 1996; Diretor Secretário do Clube Português de Recife – 1989 a 1990; Idiomas: Inglês e Português.

Publicações: Direito Tributário Contemporâneo – Estudo de Especialistas – “Dedutibilidade dos Bônus Eleitorais Pelas Empresas”, Data de Publicação: 1995, São Paulo - SP; Direito Tributário e Processo Administrativo Aplicado, Data de Publicação: 2005, São Paulo – SP; O Papel Relevante da Sociedade em Conta de Participação (SCP) no Desenvolvimento da Advocacia Brasileira, Data da Publicação: 2010, Recife-PE; Reforma Política – Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil, Data de Publicação: 2017, São Paulo – SP; O novo Código de Ética da Advocacia: a visão dos Institutos dos Advogados, Data da Publicação: 2017, São Paulo – SP. Condecorações: Medalha da Ordem do Mérito Advocatício conferida pela Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Pará, em 1°. de setembro de 1996; Medalha do Mérito das Comunidades Portuguesa conferida pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas do Governo da República Portuguesa em 06 de setembro de 1998; Medalha do Mérito Advocatício de Flávio de Queiroz Cavalcanti, do Instituto dos Advogados de Pernambuco, setembro/2012, Recife – PE; Medalha do Mérito José Mariano da Assembleia Municipal do Recife, 23/04/2025.

Wilker Bezerra de Araújo

Vice-Presidente

Sócio de Transações da Grant Thornton, é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE) e possui MBA em Finanças Corporativas pela UFPE. Conta com mais de 20 anos experiência em avaliação de empresas, estudos de viabilidade econômico-financeiras, planos de negócios, processos de fusão e aquisição (M&A), reestruturação financeira e assessoria em captação de recursos de longo prazo (Debt Advisory). Além disso, liderou diversos projetos financeiros para o setor de infraestrutura, assessorando clientes na modelagem e estruturação do funding dos projetos. Sua experiência inclui expressivo networking com instituições financeiras, bancos de investimentos e desenvolvimento, bancos privados e fundos de investimento private equity nacionais e internacionais.

Sergio Exeni

Diretor Financeiro

Executivo Financeiro do Setor de Autopeças e Oil & Gas e Consultor Financeiro de Empresas. Sergio é formado em Ciências Contábeis Contador e Lic. em Administração pela Universidade de Buenos Aires – Argentina, e no Programa de Desenvolvimento de Dirigentes pela Fundação Dom Cabral Brasil, tendo feito diversos cursos e treinamentos no Brasil, Argentina e México. Com mais de 20 anos de experiência como executivo em empresas de porte multinacional, tendo administrado empresas com faturamento de +R$ 800 milhões. Atuação no setor industrial, através da Siemens S.A. Argentina (fabricante de materiais e equipamentos para Telecomunicações e Eletricidade) e da TCA – Tecnologia em Componentes Automotivos Ltda. (fabricante de autopeças no Brasil e na Argentina para as principais montadoras de ambos países), e no setor de serviços, através da Arthur Andersen Argentina (na auditoria e consultoria em diversas empresas do setor industrial principalmente) e do grupo Puma Energy / Ello-Puma em Brasil (armazenagem e de distribuição de combustíveis). Atualmente atua como Consultor Financeiro na 2PAR Consultoria, com foco em Planejamento e reestruturação econômico-financeira e processos de M&A.

Geovanna C. Rabelo Aguiar

Diretora de Expansão

Sócia fundadora do escritório Rabelo Aguiar Advocacia, é egressa da Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE), com aproximadamente 10 anos de experiência no mercado. Atua em casos de alta complexidade envolvendo direito empresarial, sucessório e tributário. Possui especialização em Direito Tributário pelo Instituto Pernambucano de Estudos Tributários (IPET), associada ao Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Exerceu o cargo de Vogal na Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE) e, atualmente, integra a Comissão Especial de Processos Fiscais (CEPT) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Pernambuco (OAB/PE).

Publicações:
- Coautora do livro, Direito Civil I, organizado por Alyson Rodrigo Correia Campos e Fabíola Albuquerque Santos – Editora Nossa Livraria, Recife, 2013. ISBN: 9788577922123.
- Coautora do livro, Introdução ao Direito Civil – Parte Geral, organizado por Maurício Schibuola de Carvalho e Vitor Galvão Fraga – Editora Instituto Pan-Americano de Educação, Ciência e Cultura, Recife, 2018. ISBN: 978-85-85046-02-6.

Luiz Montenegro

Diretor de Marketing

Sócio fundador da MMS Comunicação, agência de propaganda focada em estratégia, hoje com mais de 40 anos no mercado. Luiz fazia a Escola de Belas Arte da UFPE na década de 1970, quando descobriu a propaganda e terminou trocando a escola por um estágio numa agência. Desde então, fez carreira trabalhando em diversas agências e editoras, ganhou prêmios e reconhecimento das entidades de classe além de ter sido Vice-Presidente da ABM – Associação Brasileira de Marketing – capítulo Pernambuco. A MMS atendeu contas dos governos Federal e Estadual e foi uma das agências pioneiras no Brasil em campanhas políticas após 1985. Em 1990, Luiz mudou o foco da empresa, não aceitando mais contas publicas. Daí, passou a atuar exclusivamente no setor privado, conquistando clientes importantes como a Rio-Sul Linhas Aéreas (ex-Grupo Varig), Volkswagen, Carrefour e Deloitte-NE, entre outras. Até hoje atende a Volkswagen em todo o Nordeste numa parceria com a AlmapBBDO. Foi responsável pelas estratégias de diversas marcas no mercado como Nagem e Tintas Iquine.

Edson Cedraz

Diretor de Entidades Privadas

Lider da Deloitte Brasil para as soluções de Risco Estratégico e também líder da Deloitte para as regiões Norte e Nordeste, com experiência na execução e coordenação de projetos nos mais variados tipos de indústria. Profissional com 23 anos de experiência em projetos de implantação de Consultoria em Governança Corporativa, Riscos e Compliance. Mestre em Gestão Organizacional pela Wyden (2018), com pós-graduação em Análise de Sistemas pela e MBA em finanças pela Fundação Getúlio Vargas (2012). Professor de cursos de MBA e instrutor de diversos cursos relacionados a Gestão de Riscos no Brasil e no exterior.

Ricardo Chaves

Diretor de Entidades Públicas

Bacharel em Ciências Contábeis pela FCHE - ESUDA, Pós-Graduado em Direito Tributário pelo IBMEC e em Gestão de Finanças e Controladoria pela FGV. 38 anos de experiência nas áreas de auditoria, consultoria, contabilidade e tributária. 20 anos como Auditor Independente e 18 anos como executivo de grupo agroindustrial. Iniciou a carreira, em 1987, como auditor júnior na Boucinhas & Campos Auditores Independentes, depois na Sá Leitão Auditores foi de Auditor Sênior a Gerente-Sócio da empresa até o ano de 2006 . Atualmente é Diretor de Planejamento e Governança do Grupo EQM (Usinas Cucaú-PE e Utinga-AL).

Hugo César Luna

Diretor Administrativo

Sócio de Transações da Grant Thornton, é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE) e possui MBA em Finanças Corporativas pela UFPE. Conta com mais de 20 anos experiência em avaliação de empresas, estudos de viabilidade econômico-financeiras, planos de negócios, processos de fusão e aquisição (M&A), reestruturação financeira e assessoria em captação de recursos de longo prazo (Debt Advisory). Além disso, liderou diversos projetos financeiros para o setor de infraestrutura, assessorando clientes na modelagem e estruturação do funding dos projetos. Sua experiência inclui expressivo networking com instituições financeiras, bancos de investimentos e desenvolvimento, bancos privados e fundos de investimento private equity nacionais e internacionais.

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